Quem tá com filho catarrento aí levanta a mão!
Essa época do ano é conhecida pelas gripes e resfriados. Não tem uma criança pequena que passe ilesa aos atchins e ao peitinho congestionado. Aqui em casa é um rodízio danado! Quando o filho 1 melhora, o 2 pega gripe. Depois eles passam para mim, que, de tanto ficar com eles, acabo devolvendo o mal estar. Fogo, viu?!
Se somar isso ao tempinho mequetrefe que temos, com esse clima seco e ao ar poluído da nossa cidade, aí tudo piora!
E você sabia que a gripe é diferente do resfriado? Apesar da semelhança dos sintomas, elas são distintas e causadas por vírus diferentes. Mas os sintomas são bem parecidos e atacam basicamente o sistema respiratório. Olha aí:
– mal estar geral,
– perda do apetite,
– irritação na garganta,
– coriza,
– tosse com ou sem catarro,
– espirros,
– febre,
– dor de cabeça e no corpo.
E nem todos esses sintomas precisam aparecer juntos, viu?! Aliás, é até bem que não venha esse bombardeio, ninguém merece!
A transmissão, para quem não sabe, se dá pelas gotículas de saliva e secreções respiratórias da pessoa doente ao falar, tossir ou espirrar e por contato direto, principalmente quando a higiene das mãos não é bem feita.
“A prevenção é, de longe, a melhor forma de evitar o contágio e as possíveis complicações destas viroses”, explica o professor Lucas Macedo, do curso de Medicina da UNIFRAN (Universidade de Franca). Olha as 10 dicas que ele separou para evitarmos essas doencinhas chatas do inverno:
1. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. A não ser que exista indicação médica não faça uso de vitaminas por conta própria. É melhor e mais barato investir na alimentação correta.
2. Mantenha uma hidratação intensa com bebidas saudáveis.
3. Pratique atividade física regular.
4. Descanse e tenha boas noites de sono. Esse é um hábito que ajuda a fortalecer o sistema de defesa do seu organismo.
5. Se você já é portador de alguma doença, principalmente as que afetam o pulmão, coração e a diabetes deve-se mantê-las controladas e com acompanhamento regular do seu médico.
6. Cheque sua carteirinha de vacinação, que deve estar sempre em dia. E não deixe de comparecer ao posto de saúde para as vacinas da campanha contra a gripe.
7. Reconheça os primeiros sintomas de gripe ou resfriado, procure seu médico rapidamente para que seja iniciado o tratamento adequado.
8. Lave sempre as mãos! É a medida mais eficaz para evitar a transmissão destas doenças.
9. Ao tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com as mãos ou lenço. Depois não se esqueça de lavá-las! Evite uso conjunto de copos, talheres e toalhas.
10. Evite ambientes fechados e aglomerações, muito comuns em dias frios. Deixe sua casa e seu ambiente de trabalho sempre arejado.
Aproveitando as dicas acima, vale a pena conferir as dicas do pediatra Claudio Len, da Clínica Len sobre os mitos e verdades sobre a gripe. Essa entrrevista está no canal da Nestlé Começar Saudável e está muito legal! É só dar o play!
Parte 1:
Parte 2: