A criança deve estudar durante as férias?
Atividades voltadas ao bem-estar das crianças e realizáveis ao ar livre, sessões de contação de histórias ou passeios pela cidade pode ser bem interessante.
Atividades voltadas ao bem-estar das crianças e realizáveis ao ar livre, sessões de contação de histórias ou passeios pela cidade pode ser bem interessante.
Como em todas as férias, chegou por aqui as atividades escolares para Gabriel fazer durante o recesso de julho. São algumas lições que a escola envia para que a criança não esqueça o conteúdo aprendido no primeiro semestre. Eu confesso que não sei se curto. Pô, lição de casa durante as férias? Ainda não tenho uma opinião formada sobre esse assunto.
Mas concordo que durante os dias de férias eles não tocam em nada que lembra a escola. Essa pode ser, então, um forma de refrescar a memória dessa molecada.
Para Tânia Medeiros, coordenadora pedagógica do Sistema Maxi de Ensino, o ideal é que se busque o equilíbrio. “Para os jovens que se dedicaram aos estudos no primeiro semestre, essa é a hora do merecido descanso. Para aqueles que não se dedicaram tanto assim, o descanso também é importante, mas deve mesclar com um determinado período a ser reservado para reforços, objetivando correr atrás do prejuízo.”
Para a especialista, esse tempo dedicado aos estudos nos dias de férias é fundamental, “pois o conteúdo didático acumula e parte dele é pré-requisito para o andamento da matéria”, ou seja, eles vão precisar lá na frente.
Aqui eu imprimo as atividades, faço um caderninho e o Gabi faz cada dia um pouco. Ou chama um amigo da escola e eles fazem juntos, assim podem brincar depois. Outra opção interessante são os cursos. Há inúmeras alternativas, como oficinas para todos os gostos: arte, culinária, música, teatro e atividades físicas, além de opções oferecidas nas próprias escolas, com atividades recreativas. “Todas essas são excelentes escolhas para quem busca ocupar o tempo vago aliando diversão e conhecimento”, afirma Tânia.
Ela ainda sugere que os pais aproveitem o mês de férias escolares para incentivar seus filhos a realizarem atividades longe do videogame e do computador. Atividades voltadas ao bem-estar das crianças e realizáveis ao ar livre, sessões de contação de histórias ou passeios pela cidade pode ser bem interessante.
O difícil mesmo é acharmos tempo para fazer tudo isso com as crianças, não é? Para nós, que trabalhamos fora, é muito complicado organizar as férias de julho. Geralmente é uma época que a gente consegue tirar alguns dias off, mas temos de pensar no fim de ano.
Nesse caso, as colônias de férias em academias, espaços infantis ou até nos condomínios pode ajudar na distração das crianças, já que você não precisa ficar com a criança no momento das atividades (isso no caso dos maiorzinhos, né?).
Não é fácil! A partir da semana que vem estaremos a todo vapor usando a nossa criatividade para entreter a criançada. Por isso, quem tiver sugestões, compartilha aqui para depois a gente escrever sobre isso!