Meu pequeno ainda nem dente tem, mas a hora de escovar os dentes também já começou para ele. Desde que colocamos as papinhas no cardápio do Rafa, eu sigo as orientações do pediatra de massagear a gengiva dele com gaze e água, em movimentos similares a de uma escovação com o dedo. Sim, porque apesar dos dentinhos não terem aparecido ainda (tá quaaaase) fica resto de papinha na boca, o que pode favorecer alguma infecção.
O ideal, segundo especialistas, é limpar diariamente os tecidos moles da boca do bebê (gengiva, bochechas e língua), pois há bactérias nessas regiões. Já existem cremes dentais próprios para crianças de zero a 2 anos de idade e eles podem ser utilizados, caso a mãe prefira. Mas o uso ainda não é obrigatório.
Conforme a criança vai se desenvolvendo e os dentes vão nascendo, o é hora de fazer a limpeza com uma escova de dentes própria para a idade e usar um creme dental específico. E ensinar a criança a cuspir, mesmo que no começo seja difícil. É uma questão de treino e costume.
Com o passar da idade, os hábitos alimentares também mudam. Com isso, torna-se importante para crianças acima de 6 anos, o uso de um creme dental com flúor para tornar os dentes mais resistentes à cárie. O flúor é eficaz na prevenção da cárie e deixa os dentes mais resistentes. E fio dental sempre!
Aqui em casa, além da pasta de dente, o mais velho ama usar o bochecho, aquela aguinha colorida e cheirosinha. Ele é indicado para crianças a partir de 6 anos ou a partir do momento em que ela já sabe e entende que o produto não deve ser engolido. O que eu não sabia é que, mesmo para crianças, o uso do enxaguante a recomendo puro, sem adição de água.
Por idade:
Esses dias recebi da Colgate um guia bem legal para os cuidados com a saúde bucal das crianças. Dá uma olhada nessas informações, separadas por idade, de como deve ser a limpeza da boquinha dos bebês.
De 0 a 6 meses
Nesta fase, enquanto o bebê ainda não possui dentinhos, o ideal é fazer a limpeza da gengiva com uma gaze (seca ou umedecida) para remover resíduos. Além disso, a mãe deve ter atenção especial com a amamentação e evitar que o bebê mame por um longo período. Evitar dar mamadeira antes de a criança dormir e cuidar para que ela não fique ‘passeando’ com a mamadeira na boca também são pontos importantes.
De 6 a 18 meses
Nesta idade, é importante incentivar o uso de copo com bico e limpar diariamente os dentinhos com uma escova macia e apropriada para essa fase. Além disso, é importante fazer a higiene oral quando o bebê não estiver com fome ou sono, para que ele se acostume e, aos poucos, entenda o que está sendo feito. Para esse momento, a melhor posição para escovação é com a mãe sentada, segurando o bebê em seus braços.
Mesmo com os dentinhos recém-nascidos, é necessário sempre verificar se não há pontos marrons ou esbranquiçados, pois podem ser sinais de cárie. Ainda vale ressaltar que, ao completar um ano, já é possível levar a criança ao dentista para que tenha o acompanhamento de um especialista.
De 18 a 24 meses
Já em fase de crescimento, é importante escovar os dentes do bebê, pelo menos, três vezes ao dia. Com uma alimentação mais variada nesta idade, a mãe deve limitar o número de lanches da criança para duas ou três vezes por dia e, se decidir oferecer doces ou alimentos à base de amido, uma opção é que isso aconteça logo após as refeições (seguido de escovação), já que esses alimentos são os principais causadores de cárie.
Fonte: Colgate
Para as mamães que vão iniciar o processo de escovação nos bebês, dá uma olhada na listinha de produtos específicos para essa idade:





Fontes: Alô Bebê e Colgate-Pamolive