Gabriel e sua coleção de copos de personagens
Gabriel começou a usar mamadeira desde cedo. Apesar de ter mamado no peito até os oito meses, vira e mexe ele tomava meu leite na mamadeira. Depois que começou a comer, o Gagau -como se chama o leitinho de criança na Bahia- matinal, no meio da tarde e antes de dormir era sagrado. Aí estava o meu medo: como fazer ele desapegar da mamadeira em meio a todo esse ritual.
Eu queria tirar a chupeta, a fralda, a mamadeira, tudo! Calma, né, Nanna?! Uma coisa de cada vez. Ele largou a chupeta num acidente (ela caiu no vaso sanitário, ele deu descarga e mandou lá para as tartatuguinhas de Praia do Forte). A fralda a gente tirou com ajuda da escola, e foi super tranqüilo, ele tinha uns dois anos e dois meses. Mas a mamadeira persistia.
Gabriel já tinha copos e tomava água e suco neles. Mas a mamadeira do gagau ele não desgrudava. Um dia eu resolvi fazer um teste. Sentei com ele, juntei todas as mamadeiras e sugeri que déssemos para uma criança menor que ele, ainda bebezinha. E que a gente compraria copos lindos, vários e de muitos personagens, para ele poder tomar o gagau em copos diferentes. Ele curtiu a ideia!
Partimos para uma loja dessas que vende tudo pra criança/bebê e paramos em frente a prateleira de copos. Bem 10, Cocoricó, Homem-Aranha… Copão, copinho, copo com tampa. Compramos meia dúzia de copos transados. E Gabriel nunca mais perguntou pelas mamadeiras!