Risada de criança é linda demais, né? E se os dentes estão bem cuidados, tudo fica mais bonito.
Na verdade a higiene dos dentes é ago que começa nessa idade mesmo, quando eles ainda são pequenos. pois é um hábito. Criança que nao se acostuma a passar fio dental, a escovar os dentes depois das refeições, esquece! não vai fazer isso depois de adulto.
e aí que recebi essas dicas o dentista Carlos Eduardo Francci, professor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), e resolvi compartilhar.
Afinal, é sempre bom ler e reler ago que faz bem aos nossos filhotes, certo? Por isso Carlos explica que a primeira visita ao cirurgião-dentista deve acontecer assim que começarem a nascer os primeiros dentes. Depois disso, a regularidade ideal para checar a saúde oral é a cada seis meses.
“Já na primeira consulta os pais serão instruídos a fazer a higiene oral diária em seus bebês. A criança acaba se acostumando com os cuidados regulares e passa a assumir, ela mesma, com o tempo, bons hábitos de higiene bucal. Como resultado, o índice de cáries será abaixo da média (ou até zero), assim como a ocorrência de problemas mais graves resultantes da escovação inapropriada e da formação de placas”, diz. Viu que eu disse???
olha aí as dicas para o sorriso mais lindo do mundo!
-
A higiene oral do bebê deve ter início assim que nasce o primeiro dentinho, por volta dos seis meses de vida. Com água e uma escova pequena e macia, apropriada para a fase, os pais devem promover a escovação por pelo menos dois minutos, duas vezes ao dia. O creme dental geralmente é introduzido após os dois anos de idade.
-
Os pais devem evitar acalmar a criança oferecendo chupeta ou permitindo que o bebê crie hábitos como chupar o dedo ou a ponta da fralda. Se, por um lado, eles sentem que estão fazendo algo de bom para a criança, por outro estão contribuindo para que num futuro não muito distante ela tenha de usar aparelhos ortodônticos para corrigir o alinhamento dos dentes.
-
Igualmente ruim para a saúde oral é colocar a criança no berço com a mamadeira. Isso porque o leite, durante o sono, vai favorecer o aparecimento de cáries.
-
Oferecer água à criança sempre após a mamada ou a refeição é um hábito de extrema importância também para a saúde dos dentes, já que esse costume também ajuda a evitar o acúmulo de açúcar na boca.
-
Frutas são muito importantes na alimentação infantil. Mas é preciso oferecer tipos variados às crianças, já que as frutas cítricas – laranja, limão, lima e mexerica, por exemplo – são alimentos ácidos e com alto teor de açúcar, favorecendo o aparecimento de cárie nos dentes.
-
O uso do fio ou da fita dental deve ser introduzido tão logo a criança demonstre habilidade e interesse em cuidar da saúde dos dentes. Oferecer o fio dental sempre que possível tornará mais fácil a incorporação dessa rotina na vida da criança, resultando em dentes mais saudáveis e livres de tártaros e placas bacterianas.
-
O exemplo é sempre o melhor professor. Portanto, os pais devem permitir que seus filhos observem seus bons hábitos de higiene bucal, mostrando o quanto é importante escovar os dentes pelo menos duas ou três vezes por dia, chamando atenção para jamais ir para a cama sem escovar os dentes.
@
Seu texto me fez lembrar seu avô Evaldo que teve sempre muito cuidado com os dentes dos oito filhos e depois ainda dos netos na Ilha de Itaparica (Mar Grande) e na fazendinha ( (Amargosa), principalmente nas férias, quando baleiros, sorveteiros, taboqueiros etc. não saíam das nossas casas.
Minhas obturações ainda são de criança… E tinha sessão de fluor a cada quatro meses na filharada toda com tio Ademar Esteves, em Jequié! Realmente, meu painho foi um homem cuidado e antenado… além de muito lindo!
Beijos filha linda!
@
Tão difícil, mas tão importante cuidar bem dos dentes das crianças! Adorei