O cuidado com os dentinhos do bebê deve começar mesmo antes deles aparecerem. Aqui a gente limpava a gengiva que ficava cheia de leite com gaze ou uma escovinha de dedos própria para bebês. Depois começamos com a escovinha e a pasta própria para a idade do Rafinha. Hoje ele, danado que é, já faz a própria escovação e deu faço uma vistoria final. Aqui em casa escovamos duas vezes e na escola são mais duas. E ele pede em quase todas elas!
Pensando nisso, separei algumas dicas que podem ajudar as mamães na escovação e, o mais difícil, em fazer disso um hábito para os pequenos. Afinal, o quanto antes eles colocarem esse momento na rotina, mais fácil fica para fazer isso todos os dias, sem chororô!
Antes dos dentinhos nascerem:
Dentistas recomendam que os pais limpem as gengivas dos bebês diariamente a partir dos primeiros dias, para evitar a formação da placa bacteriana gengival e para que ele se acostume com essa rotina desde cedo. Assim, a resistência à presença da escova dental será menor quando os dentes começarem a nascer. Mesmo que eles estejam apenas no leite materno, é muito importante fazer essa limpeza, como eu contei lá em cima. Você verá que a cada mamada eles ficam com a boquinha toda branca, com restinho de leite.
Durante o nascimento dos dentinhos:
O nascimento dos dentes de leite não chega a ser uma doença, mas causa um certo desconforto. Os sintomas em caso de dores suaves podem ser tratados em casa pelos próprios pais. Algumas atitudes como oferecer alimentos e bebidas frias para o bebê, utilizar colheres resfriadas durante as refeições e massagear as gengivas com escovas massageadoras específicas e mordedores ajudam a aliviar a dor e minimizar possíveis desconfortos. Depois que as frutas entraram na alimentação dos meninos, eu costumava deixar uva e morango no congelador, assim eles ficavam chupando um “gelinho”de fruta. Eles sempre curtiram esse momento e aliviava a dor!
Com os dentinhos na boca:
Aqui começa a higiene com escovas de cabeça pequena e arredondada, cerdas ultra macias e cabos longos, para facilitar o manuseio. Por volta dos dois anos de idade, normalmente as crianças começam a querer fazer a escovação sozinhos. O ideal, nesse momento, é ter duas escovas diferentes em casa: uma para a criança, com cabo ergonômico para sua mãozinha, e outra para os pais complementarem a higiene.
É importante escolher uma pasta de dente desenvolvida para essa fase, sem flúor e que pode ser engolida. Pois eles amam comer o creme dental! Assim como nas crianças maiores e nos adultos, as escovas devem ser trocadas regularmente (aqui trocamos a cada três meses, mais ou menos).
E não esqueça: depois que eles fizerem a escovação, faça a vistoria e escove com olhos de mamãe. assim eles terão dentinhos lindos!
Essa dica foi enviada pela Bitufo. Para conhecer mais sobre os produtos da marca acesse: www.bitufo.com.br