Hoje é o dia mundial do sono. então vamos a um post de sono! hehehe
Depois que o filho nasce, principalmente até ele engatar uma rotina, os momentos de sono da mãe são sagrados, certo? eu bem lembro das vezes que capotei amamentando, ou que pedi licença num jantar com os amigos e catapuf! Ah, quem não passa por isso, hein?
E aí, com a minha cunhada prestes a dar entrada na maternidade para a chegada de Bernardo, é impossível não reviver toda a fase do Gabriel recém-nascido… ainda bem que no meu email tinha diquinhas de como ter um descanso revigorante para a mamãe! priceless!
Ahh vá! Aqui a gente descarta a hora que o bebê dorme e que nós vamos lavar roupa, congelar leite, tomar banho, fazer comida, passar as roupas já secas das mamadas do dia anterior, postar no face e blá, blá, blá!
“Além de toda a atenção e cuidado que uma criança precisa, a mãe realiza outras obrigações fora de casa, como trabalho, estudo, etc. No entanto, mais importante que a quantidade de horas dormidas, é a qualidade do sono, que precisa passar por todos os estágios necessários para a recuperação das energias”, explica a consultora do sono Renata Federighi.
Atenção!
No ser humano o ciclo do sono é formado por cinco estágios e se repete durante quatro ou cinco vezes enquanto dormimos. Ele também se divide em dois tipos fisiologicamente distintos:
NREM (Non Rapid Eye Movement ou “Movimento Não Rápido dos Olhos”) que ocupa cerca de 75% do tempo do sono
REM (Rapid Eye Movement ou “Movimento Rápido dos olhos”), quando acontecem os sonhos e se acorda com mais facilidade.
Renata explica que a interrupção de qualquer uma dessas fases é responsável pelo sono de má qualidade. Mas, medidas simples como, por exemplo, a postura correta ao dormir, ambientes ventilados, boa alimentação, podem auxiliar para um descanso perfeito, principalmente o da mãe, neste período em que o filho está novinho.
Veja as dicas da consultora para a mãe que quer dormir bem e ainda cuidar bem da prole:
:: Deixe de querer fazer tudo ao mesmo tempo e tire um cochilo à tarde junto com o filhote. Este tempinho de repouso é essencial para recuperar as energias e a repor o sono perdido da noite. Isso ajudará bastante para a sua saúde e disposição (fato, vai por mim!);
:: A postura correta ao dormir é imprescindível para um repouso de qualidade. A posição de lado é a mais indicada pelos especialistas. Utilize um travesseiro para apoio da cabeça, em altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. Os joelhos devem estar semiflexionados com um travesseiro rolinho, por exemplo, entre eles; (ahhh marido, tá vendo que a quantidade de travisseiros na cama faz sentido?!?!)
:: Como falei na primeira dica, seus braços não irão abraçar o mundo, e sim, o seu filho. Então peça ajuda à família. Nos primeiros meses de vida, o bebê ainda acorda muito durante a noite, portanto, conte com o apoio do marido, da babá ou de qualquer outra pessoa para revezar na hora de levantar no meio da noite. Assim você poderá descansar mais;
:: Para evitar que seu bebê troque o dia pela noite deixe o ambiente bem iluminado durante o dia e mais escuro à noite. Um ambiente escuro colabora para um sono revigorante, já que, na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã;
:: Utilize babás eletrônicas no quarto do seu filho. Eles são úteis para ouvir quando o bebê fizer algum ruído e pode ser colocado próximo à criança. Vamos combinar que a babá eletrônica salva de não ter que acordar por causa de um pum, né gente?!?! É só dar uma olhadinha…
Foto: Google
@
Que bom post filha! Se eu soubesse de tudo isso antes de vc e Tess nascerem ajudaria muito…
Avisa quando Bernardo nascer…
Beijos