A gente fazia shantala todas as noites, antes do banho, para acalmar e aliviar cólicas
Gabriel tinha uns 15 dias quando eu ganhei, de Jarbas, um lindo livro: “Shantala: uma arte tradicional” (Ground Editora). Eu já tinha visto umas orientações e técnicas de movimentos para fazer no bebê e lido muito a respeito. Essa massagem indiana é muito praticada em bebês e é liberada para ser feita desde os primeiros dias de vida.
E eu logo tratei de ler o livro e usar Shantala a favor das minhas noites de sono e da tranqüilidade do nosso filho. Gente, era impressionante: a dobradinha Shantala + banho de balde funcionava incrivelmente bem. Claro que acostumar a dar o banho de balde com o neném todo besuntado de óleo é muito difícil. Mas a gente aprende.
Então eu colocava um dos CDs do MPBaby, tirava toda a roupinha dele e começava a apertar aqui, massagear ali e fazer toda a técnica. Primeiro com ele de barriga para cima, depois de barriga para baixo. Ele ficava em contato com as minhas pernas, por isso não sentia frio. E eu também ligava o aquecedor, quando era necessário.
As massagens realmente acalmam e aliviam os gases. Sem contar que é um momento especial de contato entre a mãe e o bebê. Gabriel ficava ali, relaxado e as vezes até deixava escapar um xixi. E pum, muito pum.
Depois de fazer a Shantala, Jarbas já esperava ele com o balde morninho e a gente fazia o banho. Gabriel adorava esse ritual, porque além de ser realizado com base em técnicas das quais a gente já tinha lido a respeito, tudo era feito com muito carinho e atenção. Então, claro, o resultado era quase que imediato.
Acho que o fato de Gabriel ter sido um bebê tranquilo e que dormia a noite toda deve-se à forma como a gente lidava com essas dores e agonias do recém nascido. E, sem dúvida, descobrir a Shantala e o banho de balde deixou todo mundo lá em casa mais calmo!
Hidratar a pele é um momento de amor - dicademae.com
@
[…] carinho e amor. Ele fica deitado no berço e eu reproduzo alguns movimentos da shantala, que aprendi ainda no primeiro filho, e vou escorregando as mãos por aquele corpinho pequeno, lisinho, acariciando e ao mesmo tempo […]
Soninho de anjo | Dica de Mãe
@
[…] Fazer Shantala dá certo […]