Ainda no clima de frio, a dica para as férias dessa semana é o Centro de Neve Bosque Nevado da Reserva Biológica Huilo Huilo, na Patagônia Chilena (a 860 km ao sul de Santiago). Afinal, as férias de julho são mais curtinhas, então é muito bom poder encontrar destinos legais por aqui pela América do Sul, né?
Bom, eu já falei que não conheço nem o Chile nem o Uruguai (onde meu pais está agora, inclusive, me fazendo babar pelas fotos…)
Por isso, se você está atrás do que fazer com as crianças no mês que vem, o Bosque Nevado pode ser uma ótima alternativa. O lugar é ideal para quem gosta de se divertir na neve. E, daqui a 10 dias, a temporada estará aberta, perfeito para crianças e adultos que dão seus primeiros passos nos esportes de inverno ou que querem, simplesmente, ver neve pela primeira vez! (meu caso!!)
De julho a setembro, o Centro de Neve oferece atividades como esqui, randonée (caminhada que permite descobrir as belezas de inverno da Reserva), snowboard, tubbing (um “tobogã de neve” de 250 metros) e percursos feitos em motos de neve.
Olha quanta coisa… fico só pensando na farra que seria Gabriel e todas essas atividades…
As opções de lazer em neve são para todos os gostos, passando por caminhadas pelos bosques até atividades mais radicais. E o melhor: altamente recomendadas para se realizar com toda a família.
Um dos passeios mais indicados é andar com raquetes de neve na montanha do Vulcão Mocho-Choshuenco, localizado dentro da Reserva. A saída é em uma van 4×4 e, ao chegarem à base da montanha, os turistas encaixam as raquetes de neve nos sapatos e iniciam uma bela caminhada entre um bosque centenário de coihues e lengas (árvores típicas da região) até chegarem ao mirante coberto de neve e com vistas incríveis da região e de outros três vulcões.
Já mostrei aqui que trilha é com a gente mesmo. Colocamos os pequeno nas costas, damos um cajado pro mais velho e vamos que vamos!
Já o trekking é ótimo para a família que quer visitar diferentes mirantes, além de conhecer melhor a rica flora existente no local. O Trekking pelos Vulcões tem como principal atrativo conhecer o complexo vulcânico Los Volcancitos e, no caminho, passar por cachoeiras e pelo Lago Pirehueico.
Um dos destaque da viagem é o Salto Huilo-Huilo, alcançado por uma trilha que acompanha o curso do rio Fuy onde é possível checar de perto a famosa cachoeira com 40 metros de altura. Outro ponto que se destaca é o “Salto El Puma”, cachoeira com aproximadamente 30 metros de altura e vista formidável do rio e da vegetação.
Como chegar?
Para chegar até Huilo Huilo, o acesso mais fácil é pelo aeroporto de Temuco, que possui uma média de 5 voos diários partindo de Santiago. A partir daí, o trajeto até a reserva pode ser feito por transfer em um percurso que dura cerca de 3 horas (190 Km).