Eu viajei bastante de avião durante as minhas gestações. Me aventurei até pelo deserto da Jordânia, com barriga de 5 meses do meu mais velho (é verdade, olha aqui!). Do Rafinha, levei o menino ao Beach Park com barriga de 36 semanas, pois queríamos curtir os últimos momentos de filho único do Gabi. Nunca tive problema para embarcar, mas sempre achei difícil achar as informações certas do que fazer, até quando é possível viajar ou o que cada companhia tem como regra.
Pois deveriam ter medidas iguais para todas. Mas não é bem assim. Até escrevi sobre isso no post: “Avião, sim, mesmo aos 8 meses de gestação!”
E como as férias estão se aproximando, acho importante passar algumas dicas. A Gol preparou esse material para as gravidinhas de plantão e eu –que voei por essa companhia de barrigão– gostei muito e quero compartilhar com vocês.
Mas o ponto fundamental, antes de comprar a passagem é ter o ok do seu médico, combinado?
Ah, e tenha todos os documentos, autorizações e plano de parto na cidade que estará (sim, vai que, né?) em mãos!
Qualquer mulher grávida pode viajar de avião?
Desde que você não tenha complicação médica (como sangramento, diabetes e pressão alta), não esteja grávida de mais de um bebê e não tenha histórico de partos prematuros, em geral, não há problema em viajar de avião. Alguns médicos indicam como o período mais seguro entre o terceiro e o sétimo mês. (E quando eu viajei pra Fortaleza tive que fazer uma reza daquelas com a Dra. Lu, para ela assinar o meu atestado). Em muitos casos, na etapa final da gravidez, o voo só é permitido com a presença do médico.
Como as grávidas devem fazer o check-in?
-
No balcão da companhia, peça pelo atendimento preferencial. (você tem direito, mesmo que te olhem feio, tá?).
-
Grávidas com até 27 semanas de gestação (ou 25, no caso de gêmeos) não precisam apresentar atestado médico.
-
Se a gravidez for de 28 a 35 semanas (ou de 26 a 31, no caso de gêmeos), é necessário preencher a declaração de responsabilidade. Na Gol, você encontra aqui!
-
No começo da 36ª semana até o fim da 37ª (ou início da 32ª até o fim da 37ª, no caso de gêmeos), a gestante deve apresentar atestado médico com validade de 30 dias.
-
A partir de 38 semanas (para os dois tipos de gravidez), é permitido o embarque apenas em situação de extrema necessidade e com o acompanhamento de um médico obstetra.
Como ficar mais confortável durante o voo?
Reserve o assento no meio do avião, perto da asa, onde a estabilidade durante o voo é maior. Você também pode escolher um lugar no corredor, porque facilita as frequentes idas ao banheiro. Aliás, evite ficar sentada por muito tempo para não ter inchaços nos pés e cãibras. Tente andar de hora em hora. Procure sempre esticar as pernas, trabalhando os músculos da panturrilha. (A minha dica é viajar vestindo meias de compressão. ajuda MUITO. mesmo que seja um voo curto, coloque a meia! Ah, e eu sempre escolhi as poltronas do corredor, pois além das idas ao banheiro, dá para esticar um pouco mais as pernas no corredor).
E os cuidados com a alimentação?
Antes da viagem, evite alimentos que provocam gases, porque em altitudes elevadas eles se expandem e causam incômodo. Também não tome bebidas com ação diurética (aquelas que dão mais vontade de fazer xixi), como café, chá e refrigerantes. Não fique sem comer durante o voo, pois isso pode aumentar o enjoo e a tontura. Melhor ter na mala de mão barras de cereal, frutas secas ou bolachas integrais, assim como uma garrafa de água, para evitar a desidratação.
Com tudo em ordem, é só fazer escolher o destino, fazer as malas, juntas a família e aproveitar as férias!
Está gravida e vai viajar? Confira o que fazer - Mundo Notícia
@
[…] post Está gravida e vai viajar? Confira o que fazer appeared first on […]