Alugar uma casa por uns dias é uma excelente oportunidade de passar mais tempo com a família, viver a cidade, o bairro e a cultura da região.
Conforto
Recentemente, tivemos uma experiência diferente do nosso roteiro de férias com as crianças. Em geral, nós nos limitamos aos hotéis e aos resorts, apesar de preferirmos o esquema de alugar casa ou apartamento e ter aquele sentimento de atmosfera local, da cidade. Antes das crianças, as nossas viagens eram pensadas de acordo com o apartamento charmoso e bem localizado que iríamos locar. Há alguns dias, a convite do Airbnb, revivemos essa experiência, dessa vez com as crianças.
Planejamento
Eu costumo dizer que a viagem começa quando a gente decide ir. AMO a fase de planejamento, de esquematizar roteiros, escolher onde ficar… perco horas nas pesquisas. Com os meninos, pensamos em tudo de que gostamos, principalmente no quesito segurança. Afinal, queremos viajar e ficar tranquilos, confere?
Variedade
Optamos por viajar para Ilhabela, aqui em São Paulo, e passamos alguns dias escolhendo as opções de casa.
“Com piscina, claro!”, exigia Rafael.
“Com churrasqueira, por favor!”, pedia o marido.
“Com rede de proteção e ar-condicionado nos quartos.”, pensava eu.
Olha, foi difícil! O app do Airbnb tem casas ma-ra-vi-lho-sas. Cada uma mais charmosa que a outra. A região já é charmosa por si só. Ficamos encantados.
Depois de escolhida a casa – rústica e segura, como eu queria, agradável e com churrasqueira, como o marido desejava, e com piscina (e ainda uma cachoeira particular) como o filho exigiu –, o fechamento foi rapidinho e sem mistérios. Cartão de crédito adicionado, documento de identificação escaneado, termos de uso aceitos e voilà! Uma residência por alguns dias em Ilhabela!
As orientações da nossa anfitriã (dona da casa) foram fundamentais para prepararmos o mercado, o que levar e para chegar. Aliás, a comunicação com ela foi ótima, sempre muito agilizada e pronta para atender (li isso nos comentários de quem já tinha alugado a casa – outra dica do que fazer na hora da escolha da casa).

Quase não saímos de casa, de tão gostoso que estava. A internet não funcionava bem – ela nos avisou! – e eu gostei. Tivemos muito mais tempo para curtir a nossa família off-line, sem interrupções (isso é uma coisa que me incomoda nos resorts, você quase não curte os filhos, de tão intensa que é a programação! hahaha).
As compras que fizemos em São Paulo foram perfeitas, mas pertinho tinha um supermercado com toda a infraestrutura e frescurinhas necessárias.
A nossa anfitriã nos descolou uma ajudante ótima (pagamos a diária à parte), que nos ambientou em relação ao local, à casa, às histórias da ilha e do ritmo frenético do verão.
Além de fazer um feijão divino e arrumar uma cama como ninguém!
Achamos necessário, para poder curtir a casa e a viagem sem ter de nos preocuparmos com a arrumação e a comida, uma necessidade quando se aluga uma casa.
Enfim, tudo deu certo e já estamos com a nossa casa salva nos favoritos. Porque iremos voltar!
Foram dias deliciosos que me fizeram ter mais certeza de que viajar com a família e poder curtir cada minuto, juntos, não tem preço. Quer dizer, tem, mas vale a pena!
A casa que escolhemos tinha piscina, porém um portão bloqueava o acesso das crianças.
A rede de proteção também foi um critério fundamental na escolha.
A pesquisa do Airbnb, divulgada com exclusividade para o Dica de Mãe, mostra dados interessantes sobre a viagem em família no Brasil e no mundo.
Sinta-se à vontade para baixar e compartilhar!





Entrar numa casa preparada para nos receber, com a cordialidade de uma anfitriã e todos os detalhes para nos deixar à vontade, tornou a nossa estadia em Ilhabela muito mais especial.
– Nanna, editora do Dica de Mãe
A jornalista viajou a convite do Airbnb para Ilhabela, em São Paulo. Conheça o Airbnb
Espero que tenha gostado desse TIP. Abaixo, outros assuntos superinteressantes.