Mancar ao andar pode ser uma doença. Entenda.
A Sinovite Transitória de quadril, como o próprio nome diz, é temporária. Geralmente dura poucos dias, mas excepcionalmente, em raros casos, pode demorar semanas para o desparecimento dos sintomas.
A Sinovite Transitória de quadril, como o próprio nome diz, é temporária. Geralmente dura poucos dias, mas excepcionalmente, em raros casos, pode demorar semanas para o desparecimento dos sintomas.
Essa semana, o pediatra Marco Aurélio Safadi escreveu sobre dores e dificuldade súbita ao andar, que algumas crianças apresentam. Não, não é um tropeção, uma batida de dedinho do pé ou uma entrada dura no futebol. Isso pode ser uma doença chamada Sinovite Transitória do quadril.
O que é isso, doutor?
Bem, do nada o seu filho começa a sentir dor e não quer mais andar, pode até não conseguir colocar o pé no chão. A criança vai ficar numa posição que lhe traz mais conforto, com melhora da dor, em flexão da articulação do quadril –região do bumbum– na articulação entre a bacia e a coxa.
O que é a Sinovite?
A Sinóvia é uma cápsula que envolve todas as articulações –as famosas juntas– e contém um líquido que atua na lubrificação articular. Quando ela está inflamada, temos a Sinovite (lembra que quase tudo que termina com ate é inflamação? pois bem…). Ocorre com maior frequência na articulação do quadril, mas raras vezes pode acontecer em outros locais. É mais comum ser unilateral, mas podem acometer os dois lados em até 5% dos casos.
Quando ela ocorre?
Ocorre em geral junto ou após uma infecção viral (mais da metade dos casos ocorre após uma infecção de vias aéreas superiores – resfriado comum e gripe, por exemplo), porém algumas vezes, a dor pode aparecer antes. A idade de acometimento concentra-se principalmente na faixa de 3 a 8 anos, com predomínio no sexo masculino.
Quais os sintomas?
A criança sente dor na porção anterior do quadril, passa a mancar ou até mesmo não quer mais andar. Reclama quando se palpa o local ou quando tentamos movimentar a articulação. Febre baixa pode ocorrer ao mesmo tempo que a dor.
O que fazer?
Procure o atendimento médico imediatamente. A avaliação do ortopedista ou do pediatra é fundamental. Apesar de 90% dos casos de dor no quadril em crianças ser decorrentes da Sinovite transitória, outras doenças potencialmente mais graves podem estar ocorrendo com o seu filho. Assim, o médico poderá solicitar alguns exames como radiografia, ultrassonografia e exames de sangue para excluir outras doenças.
Quanto tempo dura a Sinovite?
Como o próprio nome diz, ela é transitória. Geralmente dura poucos dias, mas excepcionalmente, em raros casos, pode demorar semanas para o desparecimento dos sintomas.
Qual o tratamento?
A criança deve permanecer em repouso, pois o esforço pode aumentar a inflamação. Analgésicos ou anti-inflamatórios podem ajudar na melhora do quadro. Quando a criança se sentir bem, ela mesma irá voltar a fazer todas as coisas que estava acostumada. Dê tempo para o seu pequeno se recuperar, sem tentar força-lo a andar.
A Sinovite transitória deixa sequelas?
Não, a Sinovite é uma doença benigna, de cura espontânea e que não traz qualquer comprometimento para o futuro do seu filho.
É aquilo que a gente sempre fala, né? Observe seu filho. você o conhece bem. E, ao primeiro sinal de algo estranho, mesmo que seja uma mancadinha, preste atenção às reações do filhote e fale logo com o pediatra!
Conteúdo foi desenvolvido por Marco Aurélio Safadi, parceiro da NUK e professor de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e coordenador da Equipe de Infectologia Pediátrica do Hospital Sabará.
@
Pessoal me chamo carlos.
Meu filho com 1 ano e 10 meses começou a mancar do nada durante uma gripe, ficamos aterrorizados levamos na pediatra e ela disse que poderia ser essa merda de sinovite… disse que em alguns dias iria melhorar… Não melhorou ai ela passou raio X… nada… ultrasom… Nada.
Então nos encaminhou para um ortopedista pediátrico, eles pediu pra nós colocarmos ele pra caminhar e ele disse que realmente podia se confundi com sinovite, mas como ja tinha muitos dias o problema vinha do cérebro, passou uma ressonância magnética e foi constatado um TUMOR CEREBRAL. Por isso que ele estava mancando. Fica o alerta se seu filho começar a mancar pessa logo todo tipo de exame. Por que sempre pode acontecer o pior.
Hoje e exatamente 11 de fevereiro de 2018, está fazendo 12 dias que meu filho virou anjo.
@
E foi muito bom.o relato sobre a sinovite transitória aconteceu.com meu pequeno,mais graças a Deus já levei ao pediatra e já. está medicado
@
Completou dois anos que minha filha sente dor e manca vai e volta o medico disse que era sinovite mais isso não vai curar nunca?
@
a minha esta com tres semanas que esta mancando sem dor sem febre estou para enlouquecer