
Recebi essas informações da Secretaria de Estado da Saúde e confesso: AMEI!
Olha que barato isso que está sendo feito nas escolas de São Paulo! O programa “Meu Pratinho Saudável”, parceria dos institutos da Criança e do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com a LatinMed Editora em Saúde, ganhou o apoio do chef francês Roland Villard.
Ele criou 20 sugestões de receitas especiais para estimular a garotada a comer de forma mais adequada, em vez de optar por hambúrgueres, frituras e doces. (ufa!!!)
O objetivo da iniciativa é combater a obesidade infantil, fazendo com que as crianças sintam-se atraídas por refeições saudáveis. Todas as receitas têm porções adequadas de carboidratos, fibras, proteínas e outros nutrientes importantes para o organismo. (e eu que vivo nesse bla bla bla, né?!Ainda bem que não estou só! suspiro…)
Os pratos são lúdicos e levam nomes como “Monstrinho”, “Porquinho”, “Campo de Futebol”, “Ninho”, Borboleta e “Sr. e Sra. Saudável”, entre outros. Entre os ingredientes utilizados na preparação dos pratos estão batatas, ovos, carnes, peixes, frutas, verduras, legumes e farinha, por exemplo. Todos os pratos são montados em formatos divertidos, que atraem as crianças.
A diretora-executiva do programa “Meu Pratinho Saudável”. Elisabete Almeida explica que o objetivo deste cardápio é mostrar aos pais ou aos responsáveis pela alimentação das crianças que é possível ter uma alimentação saborosa e divertida e saudável. E, o melhor, utilizando alimentos que as pessoas já estão habituadas.
O principal conceito utilizado é mostrar às crianças o que e o quanto colocar no prato:
- Metade deve ser preenchida com verduras e legumes (crus e cozidos).
- A outra metade deve ter alimentos ricos em proteínas (carne vermelha, frango, peixe ou ovo + leguminosas, como o feijão, grão de bico, soja ou lentilha).
- No ¼ restante, é a vez dos alimentos ricos em carboidrato: arroz, de preferência integral ou massa ou batatas, mandioca, mandioquinha e farinhas.
- O café da manhã e os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, como por exemplo, iogurtes, queijos magros, leite desnatado, leite de soja sem açúcar, queijos processados reduzidos em gorduras, leite fermentado, ovo, peito de peru; um alimento rico em carboidratos, de preferência rico em fibras, como torradas, pães, biscoitos de fibras, cookies integrais, barras de cereal, cereal integral; e um alimento de origem vegetal, como frutas, verduras ou legumes.
Que tal experimentar uma receita?
Campo de Futebol
Rendimento: 10 porções
Ingredientes:
1,2 Kg de peixe branco desfiado;
500g de couve refogada;
60g de cebola picada;
5g de alho picado;
10g de azeite;
1 kg de arroz branco;
1 kg de feijão preto cozido;
30g de cenoura cozida
Modo de preparo:
Tempere o peixe com sal e pimenta e coloque o para assar em papel alumínio, no forno a 180⁰, por 20 minutos. Após o cozimento, retire o peixe do forno e o desfie.
Corte a couve em tirinhas e refogue-as com o azeite, a cebola e o alho.
Utilizando a ajuda de aros, modele as letras na cenoura cozida.
Montagem
Coloque a couve em todo o prato, formando um campo de futebol. Com o peixe desfiado, faça uma linha, formando o gol. Com o aro, modele o arroz e o feijão, formando a bola. Para finalizar, decore.
O programa “Meu Pratinho Saudável” é voltado para crianças de seis meses a 10 anos e tem como objetivo a readequação da alimentação, fazendo com que as crianças comam bem e de maneira saudável. As receitas do chef francês serão utilizadas na implementação do programa Meu Pratinho Saudável em escolas particulares e públicas, que teve o projeto piloto realizado em dezembro de 2012, em uma escola estadual da cidade de São Paulo. O programa é uma versão infantil do “Meu Prato Saudável”, também do InCor, HC-FMUSP e LatinMed, destinado a adultos.
Mais informações sobre alimentação saudável podem ser obtidas por meio do aplicativo “Meu Prato Saudável”, disponível para download gratuito em smartphones e tablets, ou pelo site www.meupratosaudavel.com.br.