A rotina das donas de casa, diaristas e empregadas é pesada. Lavar, passar, cozinhar, limpar e manter tudo em ordem. Além de cansativas, as atividades domésticas podem ser perigosos agravantes à saúde se forem realizadas de maneira incorreta. Uns dos maiores problemas são as lesões na coluna que podem variar desde desvios posturais e lombalgias (dor na região lombar da coluna) até hérnias de disco (lesão dos discos que compõem a coluna vertebral).
Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão, afirma que as posições incorretas podem ser perigosas. “Deve-se buscar uma avaliação com um fisioterapeuta. Dependendo da gravidade da lesão, um acompanhamento e tratamento serão indicados. Dores na coluna não são normais e precisam ser tratadas o mais rápido possível”, diz Martins.
O profissional também alerta para a falta de adequação da altura e confecção dos móveis para a pessoa que irá executar o serviço. “Na maioria das vezes, a construção das residências foge dos padrões de ergonomia. Pias muito baixas, falta de bancadas, prateleiras muito altas ou muito baixas e profundas, falta de organização, distribuição inadequada dos pesos nos armários alinhados ao excesso de esforço físico, postura inadequada ao varrer, limpar e passar são os problemas mais comuns e que contribuem para as lesões”, comenta.
Confira mais algumas dicas para fazer serviços de casa com segurança:
– Deve-se adequar a altura e a profundidade de todos os armários, prateleiras, pias e bancadas;
– Ter um apoio para alternar os pés, para descanso da lombar quando estiver lavando louça ou passando roupa;
– Organizar todos os utensílios, com os que mais se usa na parte da frente;
– Colocar os alimentos e/ou utensílios mais pesados nas prateleiras que ficam na altura da cintura e os mais leves na parte inferior e superior;
– Utilizar vassouras e rodos com cabos longos para evitar flexionar ou torcer a coluna;
– Evitar arrastar móveis (sofás, camas, etc.) sozinho;
– Evitar esforço físico e flexão ou rotação de coluna.
Fonte: ITC Vertebral | Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral | www.itcvertebralribeirao.com.br