
Quem costuma viajar bastante de avião com a criançada sabe que tem que ter por perto várias ferramentas de distração. Eu, que vou muito visitar a família, já tenho um kit avião, depois de algumas experiências não tão legais ou entediantes. É voo que atrasa, é comida que o filho não gosta, dor de ouvido, tédio de não poder ligar o joginho. Meio saco até pra gente, né?
Nesse último fim de semana não foi diferente. Brincadeiras, comidinhas, joguinhos, folhas para pintar, massinhas… tudo que cabe na mochilinha e passa pelo raio-x eu envio dentro do avião. E ainda bem, pois nessa nossa última volta de Salvador ficamos mais de 50 minutos rodando para esperar o pouso em SP. affff
E uma pesquisa realizada pela British Airways revela isso que eu já sabia: a maior preocupação dos pais ao voar com as crianças é não saber como mantê-los entretidos. Foi aí que a companhia aérea selecionou 30 crianças para um voo de duas horas com uma seleção de brinquedos. Os passageiros-mirins, com idades entre dois e 10 anos, foram observados por 90 minutos pelo professor e apresentador de TV Robert Winston e por uma equipe de psicólogos educacionais.
Os resultados revelaram que os brinquedos mais baratos mantêm as crianças ocupadas por mais tempo. (meu marido sempre fala isso! rsrsrs) Massinhas de modelar Play-Doh e pulseiras Loom Bands estão no topo da lista e foram eleitos por 80% das crianças, que ficaram ocupadas por mais de 40 minutos durante o experimento. O resultado animou os pais: 70% afirmaram que levariam estes brinquedos em um vôo no futuro.
O brinquedo mais popular entre os pequenos de 2-5 anos de idade foi a delícia das massinhas Play-Doh. #playdohparaviagem
Já o favorito entre os de 5 a 10 anos de idade foi a tal pulseira Loom Bands (que eu olhei no google pra ver o que é). Eternos clássicos, como Lego e cartões Top Trump, também marcaram muito esta faixa etária, mantendo-os entretidos durante uma média de 37 e 33 minutos, respectivamente.
“Embora a vontade dos pais seja que seu filho adormeça, brinquedos como Lego, livros de adesivos e jogos de viagem também são uma ótima maneira de mantê-los envolvidos. Apresentar brinquedos diferentes em intervalos regulares é uma alternativa para mantê-los entretidos por mais de 90 minutos”, afirma o professor Robert Winston.
Uma ressalva minha: acho que a vontade do pai é que o filho fique quieto, né? Não precisa necessariamente dormir, basta que não dê aquele escândalo clássico de avião!
Em uma pesquisa feita com 2 mil pessoas, 25% dos entrevistados disseram que se preocupam com a possibilidade de seus filhos perturbarem os outros passageiros, enquanto mais da metade estão preocupados com a interrupção da rotina de sono de seu filho.
Dra. Vivian Hill, psicóloga educacional, afirma: “Os brinquedos que despertam a imaginação e incentivam a criatividade, ao invés de brinquedos estáticos, como bichos de pelúcia e bonecas, mantêm as crianças ocupadas por mais tempo”.
British Airways lista os dez melhores brinquedos para levar no avião:










Dicas para um voo sem estresse com as crianças:
- Tenha à mão bebidas durante a decolagem e a pouso para que os pequenos não sejam tão afetados pela pressão do ar, uma vez que as crianças sofrem mais com as consequências do que os adultos.
- Se tiver brinquedos novos, use-os. ou até compre um\ de presente para a criança. Brinquedos mais recentes os entretém por mais tempo.
- Apresentar brinquedos diferentes em intervalos regulares. Envolvê-los pouco a pouco e oferecer em forma de presente funciona muito bem.
- Concentre-se em atividades que incentivam a criatividade em vez de objetos estáticos, como bonecas e bichos de pelúcia.
- Fantoches de dedo e cartões de atividade são os brinquedos que podem entreter por muito mais tempo.
- Pense em jogos que você não precisa transportar. Jogos verbais, como “A palavra é”, “qual é a música” ou “Vinte Perguntas” são boas maneiras de passar o tempo de vôo.
- Se for um vôo noturno, leve um pijama. Deixar as crianças prontas para dormir ajudará a evitar perturbar o seu padrão de sono.
Baixe aqui algumas brincadeiras que podem ser feitas durante as horas de voo (clique na imagem e salve em seu computador!)
Gravidez e avião: tudo que você quer saber | Dica de Mãe
@
[…] alguma mamãe planejando viajar de avião? Se você já tem filhos e quer dicas para entreter a criança durante o voo, você está no blog certo. Se está gestante, é aqui também que você vai encontrar […]