Eu sempre me interessei por histórias infantis. Quando Gabriel tinha a idade do Rafael eu já tinha escrito sobre a importância dos contos infantis na vida da criança. Essa semana fiz um vídeo mostrando o quanto que leitura com as crianças lembra a minha mãe, que sempre leu para a gente. E, sempre que leio com os meninos, a gente conversa sobre o que aconteceu e a moral da história. Porque todo conto tem uma lição de moral no final!
A verdade é que os contos infantis fazem parte de um universo encantado que vai muito além de uma historinha para dormir. Eles são, na verdade, uma ferramenta bastante utilizada para desenvolver a capacidade reflexiva dos pequenos. Um dos contos mais famosos, dos Três Porquinhos, já é publicado e lido para crianças de todo o mundo desde o século XVIII.
A história pode até ser contada de diferentes formas, mas todo mundo a conhece: cada porquinho desejava viver em sua própria casa, por isso eles deveriam escolher um bom lugar e construir as casinhas bem longe do lobo mau. Ansiosos para brincar e se divertir, os dois porquinhos mais novos construíram rapidamente suas casas. Já o terceiro, pensando no longo prazo e na proteção contra o lobo mau, dedicou todo o seu tempo para construir uma casa de tijolos, sólida e resistente. Com a chegada do lobo mau faminto, as casas de palha e madeira foram destruídas em questão de segundos, mas a construção do terceiro porquinho permaneceu intacta.
“De forma lúdica e cuidadosa, a história dos três porquinhos mostra às crianças a importância de trabalhar bem para conquistar o sucesso”, explica Cynthia Spaggiari, coordenadora da equipe de curadoria da Leiturinha.
E qual o nosso papel diante dessa historinha? É legal mostrar que não basta se divertir, é preciso colocar o seu esforço em coisas que não parecem tão interessantes, mas que lá na frente trarão ótimos resultados. Um exemplo disso são as tarefas escolares, lições de casa e pequenas atitudes do dia a dia que vão trazer boas consequências no futuro.
“Além disso, vale a pena destacar, ao ler essa história, que a inteligência dos porquinhos foi essencial para viverem bem, visto que não usaram violência, como fez o lobo mau: ou seja, o trabalho honesto, a bondade e a inteligência são qualidades que vale a pena manter e cultivar”, finaliza Cynthia.
Que tal separar um conto infantil para ler hoje a noite com as crianças? Depois coloca aqui qual foi a moral da história e o que as crianças aprenderam com ela!
@
Excelente postagem! Gosto de ler histórias (tenho até algumas no meu blog) porque como você, também entendo que os contos infantis são mais do que histórias. Fica o convite para conhecer o meu trabalho https://www.jessicaiancoski.com/