Quando o seu filho deve aprender outro idioma?
Ainda no começo da infância, as crianças têm mais capacidade de compreensão e aprendem mais rápido do que quando ficam mais velhas.
Ainda no começo da infância, as crianças têm mais capacidade de compreensão e aprendem mais rápido do que quando ficam mais velhas.
Quando o meu filho mais velho entrou na atual escola, ele tinha aulas de inglês e logo depois começou a fazer aula no Cel.Lep duas vezes por semana. Hoje, aos nove anos, ele tem um bom vocabulário, entende algumas letras e identifica as palavras. O meu mais novo começou a estudar no novo sistema da mesma escola, com ensino diário da língua inglesa. Aulas de inglês todos os dias, muitos termos no cotidiano escolar e um exercício nosso, em casa, para estimular o acesso ao novo vocabulário. E é surpreendente a evolução do mais novo, com três anos, até quando comparo com o mais velho.
Falar uma segunda língua já virou pré-requesito para muitas coisas, principalmente no mercado de trabalho. E a gente sabe que o quanto antes começar, melhor. As crianças, por exemplo, quando estão no ambiente digital, constantemente se deparam com termos ou expressões gringas e não se sentem intimidados. Porque inglês já faz mesmo parte da vida deles.
O texto de hoje, da Fabiany lima, é exclusivo para o Dica de Mãe e fala exatamente sobre isso. É legal aprender outra língua e a gente tem que estimular cada vez mais.
“Aprender uma nova língua é um processo que se constrói a longo prazo. É possível levar em torno de seis anos para realmente se tornar fluente. Portanto, se a intenção é colher frutos na adolescência e na vida adulta, é importantíssimo começar essa caminhada ainda na infância.
Mas mesmo as crianças podem aproveitar grandes oportunidades no aprendizado de uma nova língua. Por exemplo, a chance de expandir horizontes conhecendo novas culturas. Seu filho vai perceber que o mundo é cheio de diversidade e costumes, o que é essencial para que ele entenda que existem muitas possibilidades para conhecer e explorar.
Outro grande benefício são as viagens que você pode fazer em família ou que seu filho pode realizar por conta própria no futuro. Será uma experiência muito mais enriquecedora se, ao visitar um país de língua estrangeira, a criança conseguir falar e entender o básico do idioma. Isso fará com que ela aproveite mais a viagem, conheça novas pessoas e crie essa paixão por viajar e explorar novas culturas.
Mas qual é a idade certa de começar o contato com uma língua estrangeira? Não existe uma resposta exata, mas alguns estudos mostram que quanto antes melhor. Ainda no começo da infância, as crianças têm mais capacidade de compreensão e aprendem mais rápido do que quando ficam mais velhas. É claro que em cada idade deve haver um método de ensino. Por exemplo, até os três anos as crianças não utilizam livros e o foco são atividades e brincadeiras que estimulem a fala. Já crianças com mais de sete anos podem treinar a leitura e a escrita.
Lembre-se que existem diferentes formas de ensinar uma língua estrangeira. É claro que o mais recomendado são escolas especializadas no assunto, mas, paralelamente, a criança pode testar seus conhecimentos em jogos, aplicativos, filmes e desenhos. Ou seja, vale a pena fazer o possível para que o aprendizado também seja divertido.
Não se esqueça de participar de todo esse processo sempre que possível. Aprenda junto com seu filho, fale com ele em outro idioma, participe das brincadeiras e incentive essa procura por conhecimento. São detalhes pequenos, mas que ajudam muito para motivar as crianças.
A verdade é que estudar uma nova língua é aprender algo novo. E buscar novos conhecimentos sempre agregará valor no desenvolvimento de quem quer que seja. Crianças são naturalmente curiosas e intrigadas por conhecer coisas novas. Portanto, aproveite esse entusiasmo e incentive todo tipo de aprendizado que for possível.”
O texto de hoje não é meu. Recebi da Fabiany Lima, que é mãe de duas menininhas gêmeas, escritora e criadora do app Timokids, sobre livros infantis. A partir de agora vocês verão os textos da Fabi por aqui, afinal o que ela escreve tem muito a ver com a gente.
Espero que vocês curtam!
@
Na escola Maple Bear minha bebê já aprende outro idioma desde cedo. Recomento!