Você sabe a hora de parar? Sabe como dar um basta à correria do dia a dia, aos treinos excessivos ou ao trabalho? Sabia, por exemplo, que o descanso é parte do treinamento? Pois essas e muitas outras dicas de como relaxar e não tentar abraçar o mundo eu aprendi correndo.
Semana passada eu senti uma dor forte no pé por causa dos treinos de corrida. Eu não exagerei, talvez só tenha me ajustado ao ritmo necessário da minha planilha. Juntou com a prova de corrida que fiz no fim de semana e com o ritmo de passeios do feriado.
Eu poderia estar culpada, mas não. Acidentes acontecem e tenho certeza de que não exagerei nos kms da semana passada. Também não ia deixar de curtir com as crianças e o marido os dias de descanso. O importante é saber a hora de parar. Ou, pelo menos, de dar uma pausa.
E isso vale para tudo, não é apenas para a corrida. Por exemplo, sei que, correndo menos, eu preciso comer menos. Ou seja, fecha a boca, bebe muita água, faz os exercícios de fortalecimento e se prepara para a corrida. Mas nada de exagerar à mesa.
E aí eu peguei essas dicas da nutricionista Lara Natacci, da DietNet, que me ajudam a manter a calma na hora que eu entro na cozinha. Porque eu sei que todo mundo já sabe, mas se alimentar de forma balanceada é fundamental para o bom funcionamento do organismo.
Hidratação
Vocês leram o post de ontem com as dicas de beber água? Pois bem, ela é a melhor opção para você se manter sempre hidratada.
Á agua deve representar pelo menos metade de todos os líquidos que ingerimos durante o dia. Mas você pode variar, não precisa ficar só nela. Sucos naturais, chás, vitaminas com frutas ou bebidas à base de soja também estão liberadas, desde que você fique atenta à quantidade de açúcar que está ingerindo!
Respeite sua vontade
(mas não ataque a geladeira!)
Esse é o meu mantra para os dias de repouso com o pé pra cima.
Quando excluímos algum tipo de alimento muitas vezes aumentamos a vontade de consumi-lo e reduzimos a oferta de alguns nutrientes importantes para o bem estar do corpo. Então não restrinja nada, apenas consuma com equilíbrio e moderação. E se puder ter um nutricionista que lhe ensine a fazer trocas inteligentes é muito bom!
Não restrinja nada por conta própria
Ontem mesmo eu fui a um workshop sobre o glúten e vou falar disso aqui na semana que vem! Isso de restringir o consumo de alguma grupo de alimento é muito perigoso e pode deixar a sua alimentação toda desequilibrada.
É serio, gente! E, de novo, tenha um nutricionista amigo para lhe ajudar a ampliar o cardápio e experimentar alimentos novos para aumentar a variedade das refeições.
Não pule refeições
Essa, para mim, é a mais difícil!!!
Mas quando ficamos muito tempo sem comer, nosso corpo tende a poupar mais energia e isso prejudica a manutenção de um peso adequado. Ou seja, ao invés de queimar, ele se protege e guarda essa reservinha (que a gente conhece muito bem) para caso precise de um aporte energético.
Sem contar que a fome na próxima refeição pode ficar incontrolável! Leve frutas e outros pequenos lanches para garantir que se alimente a cada 3h. Quando estou na rua eu como muito bem. Tenho sempre água e petiscos saudáveis no carro para acalmar meu estômago entre as refeições. Mas quando estou em casa…. tenho uma preguiça de preparar alguma coisa… affff
Alimentação variada
Organize as refeições da semana combinando diferentes alimentos, inclusive inclua aqueles que você não costuma consumir, por exemplo, para as proteínas podemos variar entre as de origem animal e vegetal.
Comecei a fazer um cardápio da semana aqui em casa e tudo ficou mais fácil. Já sei o que vou comer, o que entra na alimentação, o que preciso comprar e o que vou me dar de presente (sim, eu sempre faço um jantar deli deli pra gente na quinta a noite). Como essa semana é feriado, levarei alguns quitutes para a praia…
Ao pensar no seu cardápio, imagine um prato colorido, que vai fornecer mais variedade de alimentos para o corpo e garantir a quantidade ideal de nutrientes, como vitaminas, minerais e proteínas.
Gostou?
Então faz assim: aproveita o feriado para fazer a sua planilha alimentar. Coloca lá o que você quer comer, o que precisa cortar, o que vai fazer de lanche para a escola , o que vai fazer pro jantar. Se vai delegar algo para a sua ajudante fazer, lista o quê.
Assim você volta dos dias de descanso com tudo arrumadinho, sem entrar em pânico!
Respeite os limites do seu corpo - Peguei do
@
[…] post Respeite os limites do seu corpo appeared first on […]
Respeite os limites do seu corpo – REDGROBO
@
[…] post Respeite os limites do seu corpo appeared first on […]