Mal começou o inverno e as temperaturas começaram a cair em muitas cidades do país. O momento é de se preparar para receber a época mais fria do ano e também tirar o mofo daquelas roupas que estão guardadas há… sei lá, um ano?
Aqui em casa eu tenho problema para secaras peças, mas amo e quero minhas roupas cheirosas no inverno. Sempre gosto de tirá-las dos sacos à vácuo (excelentes para guardar essas roupas volumosas) e passar uma água. Mas e quem disse que seca? Fica tudo com cheiro de cachorro molhado. Nem dá pra vestir.
Usar a máquina de lavar seria uma saída, mas e a conta de luz? não rola… meu ciclo completo de lavar e secar dá quase 5 horas de uso da máquina… ferra a conta de luz e marido dá piti!
Aí esses dias eu recebi um passo a passo da roupa cheirosinha e resolvi testar.
Aproveitei que estou no momento #20diassemmaria, e que assumi a função das roupas da casa (sim, eu sei fazer isso bem!) e fui abrir os cobertores e casacos! Atchimmmmm.
1. O certo é abrir tudo e fazer um cortiço em casa. Deixar todas as peças de outono/inverno para arejar, como roupas, sapatos, gorros, luvas, cachecol e casacos. Nessa hora é bom ver se alguma das roupas tem mancha, pois as vezes acabamos guardando a peça com uma sujeirinha.
2. Não pendure casacos e malhas muito pesados pra não deformá-los ou marcá-los, por conta do peso. A melhor opção é sempre guardá-los dobrados, numa prateleira. Aqui eu separo por cor e modelo, os mais pesado vão por baixo.
3. Verifique as instruções de lavagem nas etiquetas das roupas. A maioria das roupas de inverno necessita de lavagem especializada, como couro, veludo ou neoprene. E tem coisa que só a lavanderia salva. Eu uso muito uma da rua que cobra uns 13 reais pelo quilo da roupa lavada e passada. Roupa simples, do dia a dia. Camisa ou casaco, assim como para os vestidos, o preço é diferente.
4. Para as que podem ser lavadas em casa, siga a recomendação das etiquetas, da máquina de lavar e do detergente. Usar um sabão em pó para roupas delicadas é uma boa opção. eu gosto dos líquidos, aqui em casa funciona melhor que o sabão em pó. E eu acho que rende mais.
5. Para obter maciez e o perfume das roupas por mais tempo, utilize um bom amaciante no final do processo de lavagem. O amaciante age como um condicionador de fibras, deixando-as alinhadas e macias. Em geral, meia tampinha é suficiente para uma máquina cheia e eu gosto de diluir em água antes de colocar na máquina, pois tenho medo de manchar a roupa.
6. Se precisar por no molho, não deixe por mais de 2 horas para evitar mal cheiro nas peças. Na hora de colocar as roupas no varal, uma superdica é intercalar peças mais grossas com outras mais finas. Assim, o ar circula melhor e as roupas não encostam umas nas outras.
7. Não deixe o varal lotado de roupas, porque isso dificulta o processo de secagem e elas podem ficar ficam com mau cheiro se o tempo de secagem for muito longo. É o tal cheiro de cachorro molhado. Écati!
8. Quem ama a secadora, como eu, tem que verificar as etiquetas das roupas antes de colocá-las para secar. Dependendo da peça e do tecido você pode acabar com a roupa!
Eu ainda gosto de por um cheirinho nas prateleiras e gavetas para a roupa ficar ainda mais gostosinha de vestir!
Bom inverno por aí!