Os creminhos da mamãe também são os favoritos do filho
Durante a gravidez eu deixei de lado um monte de cremes e produtinhos para corpo, rosto e cabelo, porque ninguém sabe direito o que grávida pode e não pode usar. Segundo minha dermatologista, Dra. Gabriela Haddad, os testes com gestantes são super delicados e quase nunca são feitos por laboratórios de cosméticos. Algumas empresas têm produtos específicos para as grávidas, mas o fato é que ainda temos poucas coisas no mercado brasileiro.
Então, segundo meus médicos, a regra era: nada que contenha ácidos, amônia ou produtos químicos muito pesados. E tinha sempre que olhar no rótulo se havia alguma observação ou contraindicação para gestantes. “A indicação vai de paciente para paciente. Alguns produtos para clareamento de pele, principal queixa das mamães, são permitidos, por exemplo. Mas tem de falar com o médico”, disse a dra. Gabriela, diante das minhas dúvidas.
O cabelo eu continuei pintando com tonalizante, aqueles sem amoníaco, que é tipo um xampu. Deixei as luzes de lado por um tempo, pois, apesar de alguns cabeleireiros usarem produtos sem química, eu fiquei receosa.
A drenagem eu fiz com um creme básico de massagem e óleo de arnica. Foi super importante manter a drenagem linfática durante a gravidez, porque além de relaxar ajuda na circulação.
Hidratantes eu mantive os que já usava, sem muito problema. O que me incomodou mesmo eram as manchas de gravidez que apareceram no rosto e, para isso, eu usei um creme específico (receitado pela médica), além do protetor solar.
Contra a celulite, eu usei e abusei do creme da RoC, um dos poucos liberados para gestantes. O laboratório confirma que não há contraindicação e minha médica liberou. Mas, de novo, é preciso avaliar caso a caso com o médico.
A gente quer manter nossa vaidade em dia, mas confesso que é complicado. Não só fisicamente, mas também porque nossa pele e cabelos ficam mais fracos, visto que toda proteína acaba indo para o bebê. Então o jeito é abusar do que podemos usar!
Mas a verdade é que dá pra se manter bonita durante os nove meses de gravidez, com um pouco de paciência, escolhendo aqui e ali e consultando, sempre, a dermatologista. Até Gabriel, o menino viciado em creminhos, já passou pelas mãos da dra. Gabriela.
Kit beleza da gravidez:
Água Termal Vichy para aquele calor desesperado de grávida
Protetor solar Minesol RoC (com controle de oleosidade), sempre!
Hidratante Johnson & Johnson para o corpo
Hidratante Ultra Light Neutrogena, FPS 30, para o rosto
Creme clareador Klassis, da Theraskin (só com indicação médica)
Anti Celulite Intensive, da RoC. (só com indicação médica)
Todos os creminhos e Splashs da Victoria’s Secret e Bath Body & Works (até a gente enjoar dos cheiros, claro!)
Esfoliante para preparação dos mamilos (essencial para quem quer amamentar!)
Óleo Johnson (o de bebê mesmo) para a hora do banho