E lá na fanpage da Gelatina Royal tem o post novo da semana! Nosso desafio foi deixar que Gabriel nos guiasse em algum programa legal e que ele achasse divertido. Olha lá a escolha dele!
Lá em casa a gente tem um acordo: a manhã de domingo é dedicada aos meninos e a mamãe aqui pode dormir até mais tarde. Na verdade isso começou por acaso, e eu adorei! ?
Como o pai de Gabriel trabalha aos sábados (e aí a funça fica exclusivamente comigo), é no domingo que ele tem tempo de se dedicar aos programas gostosos de pai e filho. Sem a correria da semana, sem estresse e sem cobrança. Então eles acordam, tomam café juntos e vão fazer alguma coisa fora de casa, enquanto eu aproveito o meu sono da beleza. E quase sempre os dois voltam com pão quentinho pro café e alguma novidade da rua.
Foi quando eles descobriram a Adalbertolândia, um parquinho idealizado e construído por seu Adalberto, na década de 60, para que seu filho –e as outras crianças da rua- pudessem brincar. A “Lândia que é de graça”, como ele mesmo chama, tem trilhas, casa na árvore, muitas plantas, animais e brinquedos. Hoje, muitos adultos, que um dia experimentaram essa diversão, levam seus filhos para brincar aos sábados e domingos.
Não tivemos a experiência de curtir a Adalbertolândia quando pequenos. Mas desde que descobrimos esse cantinho, nós levamos Gabriel e, hoje, é um dos passeios preferidos do nosso filho aos finais de semana. Quando recebemos o desafio, logo perguntamos qual local ele gostaria de levar os pais. E ele foi direto: “no parque da casa da árvore”. Então, no último domingo, fugimos da regra do dia de Meninos, e fomos os três em busca de diversão!
Gabriel sabe todas as trilhas, onde pode criança grande e pequena e onde ficam os adultos. Ao entrar ele já mostra os cartazes, o limpador de pé e qual brinquedo eu posso ir com ele. Gabriel fez amigos e acha mesmo que ali é o quintal de casa. De repente, o gato de estimação do seu Adalberto aparece para dar uma voltinha e Gabriel reconhece. “Mamãe, esse gatinho é do dono do parque. Ele vem passear aqui”, me explica.
Até hoje o seu Adalberto cuida desse cantinho perdido em São Paulo com muito amor, carinho e recursos próprios. É emocionante escutar as histórias das brincadeiras do filho, da copa de 70, das chuvas e reformas. É emocionante ver aquilo passar de pai para filho e agora poder conhecer o neto de seu Adalberto, que brinca ali com o meu filho.
Um cantinho perdido em nosso bairro que Gabriel conheceu, adorou e hoje está na lista de seus locais preferidos. Um local simples, porém cheio de histórias e imaginação. Assim como o universo infantil.
Post da série na qual, por 20 semanas, brincaremos fazendo atividades propostas com o mote “100 coisas para fazer com seu filho antes que ele cresça“.
Acompanhe a série no @avidaquer @blogcoisademae @dica_de_mae @pontecialtweet @RoLippi e @cozinhapequena e na fanpage da Gelatina Royal que nos convidou para brincar!