Meu filho cresceu. Fato.
Não dá mais pra ninar, carregar no colo ou botar pra dormir na conchinha dos braços da mãe.
E a rotina, aos 4 anos, mudou também. Agora ele quer ter afazeres logo quando acorda (o que tem feito eu deixá-lo na escola mais tarde), e à noite, quando chegamos, ele quer incluir 400 coisas na agenda.
Ah, ele também faz birra pro banho e apesar de cantar o “boa noite do Doki” às 20:30 -quando o cachorro do canal 45 fala pras crianças irem dormir-, ele já sabe a ordem dos desenhos e quer “só mais um”, o que estraga a nossa programacão da noite.
Por isso fizemos um novo desenho, agora dividido em duas partes, da rotina de Gabriel. Como das outras vezes, ele foi falando e eu -tentando- desenhar seguindo, obviamente, suas vontades dentro dos meus limites.
Na nossa primeira rotina, há mais de um ano, Gabriel pedia muitos desenhos, um gagau antes de dormir e pedia o banho após brincar.
No início desse ano, na segunda rotina, Gabriel traçou muitos planos como dormir no quarto dele sozinho, pois ele já era um Aluno do G4. E essa, até então, continua sendo a nossa maior dificuldade.
Agora ele pediu o Wii, aceitou o desenho dele deitado no próprio quarto, assim como o horário da janta seguido do banho. Mesmo que role uma cara feia. Quando falamos “olha lá a ordem da nossa rotina” Gabriel engole o choro e faz o que combinamos. E de uma certa forma essa nossa organização vai se
Tornando um hábito. Mas tudo passível de mudanças!
@
vOCÊ QUEM FEZ OS DESENHOS??? Adorei a idéia.
@
um maximo esses desenhos amei a maneira criativa da rotina assim em forma de desenho.+ o meu filho ja tem 12 anos nao sei se ele curte + isso!!!
@
oi, Rosangela! já pensou em recortar de revistas ou até mesmo achar imagens da rotina na internet? pode ser algo divertido de fazer com ele e que dê certo. Ou vocês podem escrever juntos.
A rotina original, alias, era escrita. Eu adaptei, pois o meu, de 4, ainda não sabe ler!
boa sorte! 🙂