Passear na livraria é um dos programas prediletos
Sim, essa é geralmente a primeira pergunta de Gabriel quando avisamos que vamos passear. Ao lado da nossa casa tem um shopping e uma livraria Cultura, daquelas bem grandes, com sessão infantil. Esse é o melhor passeio dele. Ai da gente se, entre uma ou outra ida ao shopping, não passarmos pelo menos um pouquinho na livraria. E desde pequenininho foi assim.
O esquema é sentar nas almofadonas, escolher vários livros e ler, ler e ler. Eu conto história, ele conta para mim, a gente escuta música e se diverte. O programa comigo, com o pai ou com os dois é sempre divertido, porque Gabriel simplesmente ama!
Nas primeiras vezes, a ida à livraria estava condicionada à compra de um livro, CD ou DVD. Aos poucos fomos explicando a ele que não seria dessa forma, que não dava para comprarmos algo toda vez que fôssemos ao shopping. E ele (bonitinho) entendeu tudo! A iniciativa da livraria, aliás, é ótima. Pois ficam à disposição das crianças vários livros, revistas e gibis que elas podem folhear e ler à vontade. Tudo isso em um monte de almofadas, dentro de um esqueleto de dinossauro de madeira.
Esse é o tipo de programa perfeito. Custa quase zero, incentiva a cultura e estimula a leitura nas crianças. Confesso que me sinto super bem de fazer esse tipo de programa com Gabriel. E melhor ainda por ele já pedir e gostar tanto dele. Acho que essa pode ser uma forma de fazer do meu filhote uma criança que aprecie a leitura, num mundo de vídeo games.