É só você anunciar a gravidez que muita gente já vem dar pitaco pra dizer o que pode e o que não pode fazer durante os nove meses. Muitos hábitos diários podem ser mudados, fato. E saber um pouquinho mais o que é verdade o que não passa de um mito, facilita – e muito- as alterações da rotina da futura mamãe.
Tingir os cabelos e exercícios físicos, por exemplo, são dúvidas frequentes das futuras mamães. De acordo com a ginecologista e obstetra Karina Zulli, da unidade Itaim do Hospital e Maternidade São Luiz, a gestação não é um período de proibições. “É necessário apenas que cuidados especiais sejam tomados para evitar danos ao bebê”. Por isso, é importante que todas as dúvidas sejam esclarecidas com o obstetra.
Confira abaixo os principais mitos e verdades sobre os cuidados na gravidez:
Na gestação não pode pintar o cabelo
MITO: O uso de produtos para cobrir cabelos brancos não é proibido, exceto procedimentos mais agressivos como escovas progressivas que possuem formol em sua fórmula. A tintura só deve ser utilizada depois do quarto mês de gestação, já que no primeiro trimestre há um alto índice de aborto. (vai arrumar essa raiz, menina!)
Exercícios físicos são indicados durante a gravidez
VERDADE: A prática de exercícios físicos traz diversos benefícios e deve ser feito de forma adequada e acompanhado por profissional especializado. A rotina permite boa adesão e perpetuação dos exercícios e, após o parto, podem auxiliar na perda de peso. (gravidinha e bonitinha! :-)))))
A ingestão de frutos do mar pode ser feita normalmente
MITO: Durante a gravidez, as mamães passam boa parte de suas defesas para os bebês, por isso ficam mais suscetíveis às doenças. Como os frutos do mar e alimentos mal passados, como carne cruas ou mal cozidas, são grandes transmissores de vírus e bactérias, as mamães devem evita-los. (vá de shimeji, temaki de camarão, hot rolls variados e kani. Pelo menos dá pra aliviar o desejo!)
Bebida alcóolica é proibida na gestação
MITO: Desde que ingerida socialmente e com moderação, a bebida alcoólica é totalmente liberada no período. (Happy Hour com as amigas, já!)
Todos os medicamentos sem prescrição médica estão restritos durante a gestação
MITO: Os medicamentos na gravidez são classificados em categorias de acordo com os potenciais danos aos bebês. Existem os medicamentos que são liberados durante qualquer fase da gestação, e outros que são proibidos durante todo o período. Sempre procure orientação do profissional responsável pela assistência à gestação sobre quais medicações podem ser usadas e quais critérios a serem respeitados.
Fonte: Karina Zulli, ginecologista e obstetra do Hospital São Luiz