Eu sempre cresci escutando que xixi na hora do banho era proíbido, deixava cheiro no banheiro, corroia o ralo, manchava o pé, e muitas outras desculpas. E, por influência da minha amiga Fernanda, mãe de Luiza (8) e Theo (3), mudei de ideia: eu ensino Gabriel a fazer xixi durante o banho.
Nessa mesma conversa de como passar para as crianças informações sobre consciência ambiental, preservação do meio ambiente, reciclagem e etc., a gente falou sobre o xixi. E, aqui pra nós, eu realmente acho que não faz mal algum um ou dois xixizinhos do dia serem feitos durante a chuveirada e, ainda, com o propósito de economizarmos água.
E pesquisando na internet a gente descobriu: cada descarga dada gasta, em média, oito a dez litros de água. Multiplique isso pela quantidade de xixis que Gabriel faz por dia. Sim, o meio ambiente agradece.
E que fique claro que ele ama fazer xixi na privada. Imita o pai e faz em pé (ou na ponta dele) como um rapazinho. De piniquinho ele nunca gostou. Quer tudo no vaso “de criança grande”, como ele mesmo diz. Então, se fazer xixi é algo fisiológico e que não poderemos mudar, que ao menos o xixi do banho seja ecologicamente correto.