10 dicas para evitar as micoses
A umidade causada pela pele molhada cria um ambiente ideal para a contaminação, o crescimento dos fungos e o aparecimento das micoses.
A umidade causada pela pele molhada cria um ambiente ideal para a contaminação, o crescimento dos fungos e o aparecimento das micoses.
Sabe aquele pezinho de pão de bebê, irresistível e gordinho delícia? Pois esse pezinho aí é danado para ficar molhadinho após o banho. Rafael não tem a menor paciência para esperar eu secar entre os dedos e nas dobrinhas. Sai do banho e já quer enfiar a meia e o tênis. Pronto, essa umidade causada pela pele molhada cria um ambiente ideal para a contaminação, o crescimento dos fungos e o aparecimento das micoses.
Mas não é apenas em caso como esse que as micoses aparecem. Infecções causadas por fungos podem afetar a pele, as unhas, os cabelos e vários outros órgãos. As formas mais comuns são as micoses superficiais da pele, cabelos e unhas, como esse exemplo que eu acabei de citar. E, nessa época, por conta das férias e do clima, observa-se um aumento da frequência dessa doença.
Como evitar as micoses:
Alguns conselhos podem prevenir o aparecimento de micoses:
Ai ai ai! E se ela aparecer?
Como identificar?
A aparência da pele é a chave para que o pediatra ou o dermatologista façam o diagnóstico. A micose normalmente se apresenta como lesões avermelhadas ou esbranquiçadas com áreas de descamação na sua periferia. Também é possível identificar a micose por exames de análise da pele ao microscópio ou iluminar a área afetada com uma lâmpada própria, já que o fungo pode ficar fluorescente quando se examina a pele com uma luz azul em um quarto escuro.
Principais áreas do corpo: áreas de dobras e mais abafadas como entre os dedos dos pés, virilha, axila, pescoço e genitais.
Qual o nome da micose?
Tínea interdigital ou popularmente frieira: quando se apresenta entre os dedos dos pés
Onicomicose ou popularmente unheiro: quando aparece nas unhas.
Candidíase perineal: micose que aparece na região do bumbum e virilha, muito comum de ser vista durante o uso de fraldas.
Como tratar?
A micose é mais fácil de tratar quando afeta a pele. Deve-se manter a pele limpa e se recomenda aplicar talcos, loções ou cremes antimicóticos. O tratamento sempre deve ser prolongado, durante 3 a 4 semanas, para que haja a eliminação completa do fungo. Por outro lado, quando a micose afeta o couro cabeludo ou as unhas, pode ser necessário administrar medicamentos antimicóticos por via oral, sempre sob orientação especializada. E muito importante: tentar não coçar!
Fonte: Marco Aurélio Safadi, professor de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e Coordenador da Equipe de Infectologia Pediátrica do Hospital Sabará.