E lá na fanpage da Gelatina Royal tem o post novo da semana! Criamos uma árvore genealógica diferente, cheia de personagens, todos escolhidos por Gabriel! Usamos os deliciosos site Cube e Craft que já foi até dica aqui no blog. Olha que massa!
O mais difícil nesse desafio foi explicar para Gabriel o significado de árvore genealógica. Não tinha jeito dele não associar a palavra com natureza, com a ideia de plantarmos uma árvore para cada membro da nossa família ou de darmos uma árvore de presente, até para os que já morreram.
De repente ele disse: “ah, então vamos montar a nossa árvore da família, é isso? Um em cima do outro?” Pronto, nosso arquivo familiar ganhou outro significado, começamos a pensar quem era irmão de quem, como que as pessoas se juntavam, porque que um é tio, outro é primo, etc e tal!
Aí me deparei com outro problema: meus pais são separados e casados novamente. E, do meu lado, uma irmã é de criação e a outra só por parte de mãe. Mais uma vez, complicou para fazer uma criança de 4 anos entender essa relação familiar mais “moderninha”. Então o melhor mesmo foi concretizar as coisas, de forma que ele conseguisse visualizar essa formação familiar. Para isso decidimos não ir muito longe nas gerações familiares, afinal já ia ser complicado contextualizar três avós e três avôs no mundo de Gabriel!
Lembrei de um site que eu até já falei lá no blog, de construção de bonecos de papel, o Cube e Craft. A gente escolhe o personagem, faz o download da “maquete” e monta, de acordo com as indicações de dobraduras. Um barato!
Logo entramos no site e fomos escolhendo os membros da nossa família: Gabriel era o Homem-Aranha, a mamãe a Hello Kitty e o papai um bonequinho azul engraçado e carequinha”, ele mesmo definiu. O restante da família ele foi procurando características físicas que se assemelhassem aos bonecos. O primo André usa boné, Diogo, o marido de minha mãe, tem olhos azuis, o vovô Ray tem cabelos brancos e assim ele foi dando vida aos personagens da nossa família.
Feito isso eu e ele montamos a nossa árvore em forma de varal, no qual cada geração pertencesse a um grupo. Expliquei quem ficava perto de quem e por qual motivo. Depois imprimimos a nossa árvore e foi a vez de Gabriel dar nome a cada membro da família, escrevendo com a própria letra, após o meu ditado.
Aproveitamos para montar alguns bonecos, o que é sempre divertido, apesar de complicadinho… sim, exige paciência e, para crianças de 4 anos, o processo ainda deve ser feito pelos pais. Mas depois de pronto é uma graça as miniaturas. E muito divertido para fazermos uma atividade juntos.
A nossa árvore da família vai ganhar moldura e um cantinho na nossa parede de atividades.
Post da série na qual, por 20 semanas, brincaremos fazendo atividades propostas com o mote “100 coisas para fazer com seu filho antes que ele cresça“.
Acompanhe a série no @avidaquer @blogcoisademae @dica_de_mae @pontecialtweet @RoLippi e @cozinhapequena e na fanpage da Gelatina Royal que nos convidou para brincar!
@
Adorei filha!
Mas se ele conversar com as bisas…. Aliás, deixa pra depois!
Beijos