Eu não sei como andam as coisas por aí, mas aqui o nível de estresse vive nas alturas. A linha lista de to-dos só cresce e, desde que eu comecei a trabalhar de casa, as minhas funções se multiplicaram. Tipo Gremlins. Se esse tipo de história é similar ao que anda acontecendo na sua vida, bem-vinda. Você precisa urgentemente reverter esse cenário perturbador.
E foi justamente em meio a uma lesão, que me tirou dos treinos há mais de dois meses, que eu resolvi achar outros exercícios para aliviar a tensão. Apesar de agora eu estar mais dona do meu tempo, parece que ele se tornou escasso. E, pasmem: tem dias que eu não consigo nem descer por meia hora na academia.
E, se é verdade que um pouquinho de estresse e bom para dar um adrenada no corpo, acelerando o seu metabolismo e oxigenando o pensamento, em altas doses (ou de forma crônica) ele tem consequências desastrosas em nosso corpo. Isso porque o estresse ativa aquele nosso estado de “ação-reação”, que nos deixa num estado de alerta tão crítico que tudo pode terminar em briga. Sabe pavio curto? É essa uma das principais características da pessoa estressada. E isso passa ser algo tão corriqueiro que vai chegar uma hora que o corpo não aguentará mais.
O alto nível de estresse desencadeia péssimas consequências como falta de memória, riscos de doenças no coração, obesidade, depressão, crises de ansiedade e perturbações no sono.
A boa notícia é que você pode dar uma freada em toda essa agonia ensinando o seu corpo a ficar mais tranquilo. Isso fará você desacelerar, vai por mim. Nas minhas inúmeras pesquisas sobre as causas e sintomas do estresse (principalmente porque isso estava contagiando os meninos e a casa inteira já estava a ponto de explodir…) eu achei esse infográfico que diz tudo que eu preciso fazer.
Não tive dúvidas: imprimi e colei na parede. São sete exercícios simples de yoga que podem ser feitos por adultos e crianças. Em nosso ritual matinal os meninos já estão começando a gostar de fazer os movimentos e a nossa manhã tem começado em outro ritmo.
Após os treinos de corrida (agora que estou voltando à ativa) ele também faço alguns movimentos. E aos poucos esses movimentos estão sendo incorporados na minha rotina.
Vai por mim! Ajuda muito!
(O infográfico está em inglês, mas não é difícil de compreender. As figuras ajudam muito. Mas, se ainda assim você tiver dúvidas, coloca aqui nos comentários que vamos explicando!)
Fonte: 7 Exercises for Reducing Stress (Infographic)