Ajuste seu corpo para o fim do horário de verão
Atrasar o relógio em uma hora no próximo final de semana pode causar alterações na qualidade do sono e no funcionamento natural do organismo.
Atrasar o relógio em uma hora no próximo final de semana pode causar alterações na qualidade do sono e no funcionamento natural do organismo.
Amanhã acaba o horário de verão. Para mim, uma tristeza. AMO horário de verão. Dia maior, sol quando pego as crianças na escola… afff queria isso sempre. Mas tem muita gente que não gosta e está feliz que, amanhã, dia 18 de fevereiro, irá atrasar o relógio em uma hora. A noite promete com uma hora a mais de duração, hein? Mas o que é legal saber é que segundo especialistas, esta alteração no relógio afeta diretamente a qualidade do sono e o funcionamento natural do organismo.
“Sabe-se que o organismo sofre mais quando adiantamos uma hora do que quando atrasamos uma hora, pois estamos propensos a permanecer mais tempos acordados a noite que de acordar mais cedo, porém isso não é uma regra”, atesta o médico clínico geral Sergio Pontes, da Aliança Instituto de Oncologia.
Ou seja, o pior já passou!
Mas, para evitar a perda de sono e a dificuldade de deitar no horário normal após esta mudança, é importante seguir algumas dicas. Quando eu fui pra Bahia nas férias com os meninos, e lá não tem horário de verão, eu percebi esse tempinho para eles se adaptarem. Foram umas duas ou três noites meio estranhas, até o relógio biológico se adaptar. E, na volta, a mesma coisa!
“Algumas pessoas sentem muito pouco essas alterações de horário. Geralmente as mais sensíveis são os idosos e as mulheres por características individuais”, enfatiza Sérgio. De acordo com o especialista, não existe uma definição ideal para um bom sono, mas existem hábitos que podem facilitar essa adaptação.
– Dias antes da mudança tente dormir 10 minutos mais cedo, gradativamente, para que o organismo não sinta a alteração abrupta de 1h;
– Evite a desidratação pois a água também ajuda na disponibilidade de energia e evita o cansaço;
– No período da noite, evite atividades exageradas a noite tipo exercícios intensos e leitura longa;
– Atividades físicas leves como: caminhada e alongamento, podem ajudar com um efeito relaxante;
– Próximo à hora de dormir, evite ingerir alimentos pesados e com estimulantes como: café, chocolate, chá preto e chá verde;
– Na hora de deitar deixe o ambiente no quarto bem escuro, silencioso, com boa temperatura e confortável;
– Evite assistir TV ou usar celular e computador no quarto de dormir.
Seguindo essas dicas é bem provável que você acorde bem no domingo. E que a sua semana comece de forma tranquila. Mas se aparecerem outros sinais e sintomas como ronco, insônia, apneia e sonolência excessiva diurna, além de hipertensão e arritmia, é importante procurar um médico do sono para uma avaliação adequada.
Bom sábado mais longo para vocês!
Fonte