Separei algumas atitudes que podem ser evitadas – ou pelo menos feitas com cuidado –, pensando no seu companheiro de prova que está ao lado.
Sim, vamos pensar no próximo!
Cuspe
A boca fica seca e é normal beber um gole de água e cuspir, certo? Sim, mas vamos fazer isso com cuidado? Ou você irá causar um desconforto com quem está logo atrás de você, já que ele(a) tomará essa cusparada (écati) no tênis ou na perna… O ideal é ir para o canto, diminuir o ritmo e cuspir para fora da multidão.
Perfume
Eu sei que a mulherada gosta de se produzir para correr. Mas exagerar no perfume às 7 da manhã não dá! Começar a correr com alguém cheirando forte é ruim demais, até enjoa. Tente um perfuminho mais leve, tipo lavanda, body splash ou apenas um hidratante perfumado. Já ajuda muito.
Fone compartilhado
Sim, já vi dupla de amigas e casal de namorados correndo e curtindo a mesma música com o mesmo fone de ouvido. Literalmente presos por um fio. Não dá, né? Além de fazer paredão – e atrapalhar quem vem atrás – ainda descoordena o ritmo.
Mais lentos à direita
Tente imaginar a prova de corrida como uma estrada. Quem está mais devagar costuma andar na pista da direita, deixando os carros mais velozes passarem pela esquerda. Agora, projete isso para a pista de corrida. É muito mais gostoso correr no mesmo ritmo na boa do que ficar tomando empurrão com os outros corredores tentando ultrapassar você.
O mesmo vale para quem quer bater papo. Tirando as provas extremamente for fun (onde vale de tudo!), escolha o canto do pelotão e puxe a amiga para lá. Assim vocês conversam e não atrapalham quem foi para corrida, bem, para correr!
Cachorros e bebês no final
A largada é sempre tensa, né? Atletas amontoados, pessoal ansioso, um querendo sair em disparada na frente do outro. E aí tem um carrinho de bebê. Já pensou o acidente que isso pode causar?
Todas as vezes que eu corri com os meninos, eu fui para a turma do fundão. O chip marca o tempo líquido, então, não precisa ter pressa para sair. E, assim, todo mundo fica confortável.
O mesmo vale para os cachorros. Melhor esperar o volume de corredores passar e, em seguida, você dispara com o seu fiel companheiro.
Ah, e aqui é bom utilizar a dica do bate-papo: fique mais à direita.