Cranberry para prevenir infecção urinária.
O que as pesquisas mostram é que mulheres com infecção urinária de repetição que passaram a tomar o suco regularmente têm menos repetição de infecções urinárias do que as que não tomam nada.
O que as pesquisas mostram é que mulheres com infecção urinária de repetição que passaram a tomar o suco regularmente têm menos repetição de infecções urinárias do que as que não tomam nada.
No fim do ano passado, por conta de uma infecção urinária mal tratada, eu tive pielonefrite, infecção nos rins (que é bem mais grave) em consequência do meu descuido no tratamento. De lá para cá tenho feito exames e me cuidando muito, mesmo assim tive mais dois episódios de infecção urinária, o que fez a minha médica, a ginecologista Luciana Taliberti, a tomar algumas medidas preventivas. Uma dela é um copo de suco de cranberry por dia. “Incorpore como rotina na sua vida”, disse ela.
Apesar de muitos estudos sobre esse tema, não dá para associar o tratamento da infecção urinária apenas com o consumo diário da fruta (em forma de tablete ou suco). Mas, segundo especialistas, ela pode ser muito boa para o tratamento de infecções reincidentes.
“Quando o suco de cranberry foi lançado no Brasil, passei a utilizar em algumas pacientes minhas. Basicamente, o que as pesquisas têm demonstrado é que mulheres com infecção urinária de repetição que passaram a tomar o suco regularmente têm menos repetição de infecções urinárias do que as que não tomam nada”, diz o médico Carlos Alberto Bezerra, presidente do Núcleo Brasileiro de Uroginecologia e professor da Faculdade de Medicina do ABC, em entrevista ao site do jornal Zero Hora.
Outro fator que pode influenciar a ocorrência de infecção urinária é o frio. Isso porque as baixas temperaturas deixam o nosso organismo mais vulnerável. Além disso, como ingerimos uma quantidade menor de líquido, sentimos menos necessidade de urinar.
Portanto, a dica é: para evitar essa infecção que tanto nos incomoda, é preciso reforçar a ingestão de água e ir ao banheiro a cada três ou quatro horas. A ingestão do suco de cranberry, para quem acredita que pode ajudar, também é recomendada. Principalmente para as mulheres que têm episódios recorrentes de infecção.
Curiosidade: o cranberry, que a gente tanto falou aqui, é eficiente na prevenção porque suas propriedades impedem que bactérias se fixem na parede da bexiga. No Brasil, a maneira mais comum para consumir a fruta é por meio do suco, pois ela é cultivada em regiões frias, como Europa, Estados Unidos e Chile.
Segundo informações de um fabricante de sucos aqui no Brasil, o ideal é buscar o suco de cranberry da categoria ’funcional’, o que garante que as propriedades terapêuticas sejam mantidas. É importante também que a bebida tenha muita fruta e seja livre de corantes, conservantes e aromatizantes artificiais.
Informações complementares: Juxx.