Recebi essa dica esses dias e resolvi passar adiante! Já tive nesse dilema da escolha da escola e, ano que vem, será a busca pelo bercário para o pequeno Rafa, que nasce em fevereiro.
O site MelhorEscola.Net, é uma ferramenta para evitar a gente bater perna. Bom, né? Ele possui em sua base de dados as 195 mil instituições cadastradas no MEC (Ministério da Educação) e traz informações como endereço, número total de alunos, estudantes por sala, taxa de reprovação, taxa de abandono, além de instalações como biblioteca, laboratórios, berçário, internet, quadras, etc.
“Quando os pais buscam um colégio para os filhos, geralmente querem saber sobre distância, estrutura, nota do Enem comparada a outras escolas da região e avaliação de outros pais. E o site permite levantar tudo isso em poucos minutos”, explica Sérgio Andrade, que fundou o MelhorEscola.Net.
Além das informações básicas gratuitas, o site oferece para os estabelecimentos um plano anual de assinatura com um perfil completo, sendo possível verificar metodologia de ensino, filosofia, atividades extra-curriculares, etc., além de fotos e, eventualmente, vídeos das instituições.
Na página principal do site há um campo no qual o usuário escolhe como deseja localizar as instituições: por nome, CEP, bairro ou cidade. Antes, é preciso definir se a busca é por escolas públicas ou privadas. Posteriormente, aparecem todos os colégios com o perfil desejado, podendo-se ainda fazer outras filtragens, como número de alunos.
Ao entrar na página da escola, o internauta pode visualizar diversas informações, telefones de contato, localização exata, infraestrutura, além de comentários e avaliações de pais.
As notas do Enem disponibilizadas comparam com as de outras instituições da cidade, do estado e do País. A mesma comparação é feita com dados como total e média de alunos, horas de aulas por dia e taxas de reprovação e abandono.
“É importante ressaltar que o MelhorEscola.Net é uma ferramenta para filtrar as melhores opções, é um facilitador. Posteriormente, é recomendável que os pais visitem os colégios, de preferência com seus filhos, para então fazer a escolha”, indica Sérgio.