Se eu perguntar qual é a refeição mais importante do dia, o que você responderia? Eu penso logo no café da manhã. Aquela mesa cheia, com pão, queijo, frutas, leite e cereais. O ritual do cheirinho de café feito na hora e a família junta. Aqui em casa é a única refeição que eu faço com os meninos. E cada um tem seu estilo de comida. Mas você sabia que quase metade das crianças brasileiras pulam o café da manhã?
Dados de uma pesquisa apontaram que 46% das crianças entre 4 e 6 anos não tomam café da manhã e a principal razão para não comerem assim que acordam é a falta de fome. Eita! Aqui em casa isso não acontece, não. A gente acorda com uma fome de leão!
Mas, de acordo com esse estudo, 67% das crianças que pulam a primeira refeição do dia não gostam de comer pela manhã ou acordam sem fome mesmo. Outras (9%) dormem até tarde e levantam perto da hora do almoço. E 3% das crianças não tomam café porque comem outras coisas em porções pequenas (como iogurtes, biscoitos e barras de cereais, por exemplo).
Eu sempre fui incentivada a tomar café da manhã e, hoje, se não faço isso meu dia não rende. Preciso para, sentar, ler alguma coisa e comer as minhas coisinhas. Acho que, como me acostumaram a isso, eu passei adiante para os meninos.
Mas, olha, eu não consigo comer antes de correr, sabia? Já tive episódios terríveis de vomitar, passar mal ou ter piriri no meio da prova. Sabe aquela sensação de “conversar” com a comida durante toda a corrida? Essa sou eu.
Por isso aprendi a comer um pão (tipo bisnaguinha) puro e um gel de carboidrato. Aí, após o treino, eu espero os meninos acordarem e faço o nosso ritual de comilança matinal. Mas isso é do meu organismo, como funciona comigo. Prefiro usar uma alimentação artificial e ter certeza que não passarei mal. Meu marido, por exemplo, come tranquilamente antes de correr.
Vai saber…
Voltando às crianças, especialistas explicam que os pais devem incentivar o café da manhã, fazendo com que seja parte da rotina das crianças, mesmo que seja feito de maneira gradual. Aliás, o consumo frequente do café da manhã está relacionado com:
- Controle de peso
- Melhor atenção
- Memória e desempenho cognitivo
- Controle dos níveis de açúcar no sangue
- Menor risco de deficiência de cálcio
- Menor consumo calórico ao longo do dia
E acho que isso é hábito, não é? Como beber água, ou escovar os dentes. Por aqui, eu gosto de acordar as crianças com calma, preparar uma mesa legal e bem completa de café da manhã e aproveitar para conversar um pouco sobre as atividades de cada um. Sem querer, esse se tornou um dos melhores momentos do nosso dia.
Fonte da Pesquisa: Mead Johnson Nutrition
Essa notícia “Incentive as crianças a tomarem café da manhã” apareceu pela primeira vez no Portal Sua Corrida.